Páginas

Resenha: A Seleção


Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano de publicação: 2012
Gênero: Romance distópico
Páginas: 368

    Lembra que eu prometi a resenha do livro que me transformou em leitora? Aqui está! E você já vai me entender.
    A história se passa em um futuro alternativo, em que os Estados Unidos, o Canadá, o México e o resto da América Central deixaram de existir. No lugar deles, surgiu Illéa, um país monárquico dividido em castas
sociais. E eu chamo esse futuro de alternativo porque não é aquela tecnologia toda que a gente vê e imagina quando se pensa no futuro. (Quer dizer, ainda tinha o básico, tipo TV, claro.) Já ocorreram quatro Guerras Mundiais nessa história, inclusive foi na Quarta que esse país surgiu. As castas eram oito: a casta Um era a realeza, e a Oito era a casta em que em que estavam as pessoas em extrema pobreza.
    Tudo na história gira em torno de uma competição chamada Seleção. Quando o príncipe completa vinte anos, é coroado rei. MAS ANTES, ele precisa se casar, e é pra isso que a Seleção serve. Uma garota de cada uma das 35 províncias de Illéa era escolhida para ir pro palácio e competir pelo príncipe e pela coroa. E, quando o príncipe Maxon completa dezenove anos, é hora de uma nova Seleção começar. No entanto, America Singer, a personagem principal, NÃO quer competir!
    America é uma garota Selecionável da casta Cinco. Detalhe: cada casta tem profissão definida, então é quase impossível subir de casta. Então por que ela não quer competir? Primeiro, ela ODEIA o príncipe. Acha ele muito travado, muito formal, muito esnobe. Segundo, ela não quer ser princesa de jeito nenhum! Pra ela, a vida de uma princesa illeana se resumia basicamente a ficar calada vendo o marido falar. Terceiro, ela já estava apaixonada.
    O nome do cara é Aspen Leger, casta Seis. Os dois sempre se encontravam escondido na casa da árvore, no quintal da casa dela. (HEY! Não tenha ideias. A lei era esperar até o casamento lá.) Eles conversavam e se beijavam, isso bem depois do toque de recolher. E eles se amavam muito! Porém, Aspen convence America a participar (oi?) porque ele quer o melhor pra ela. E a mãe ainda subornou, então... ela entrou na Seleção, pensando: "Com certeza eu não vou ser sorteada, isso não vai dar em nada". Mas ela foi!
    No palácio, America conhece muitas garotas legais (e outras que nem tanto) e começa a questionar muitas coisas que ela nunca havia questionado sobre Illéa. E ela também descobre que Maxon é muito legal.
     A história é muito bonita, envolvente, emocionante e um pouco misteriosa. Isso me fez reler o livro várias vezes. Há muito detalhes importantes que podem fazer a diferença. Essa história foi muito bem escrita. É muito legal unir os detalhes que a gente encontra e usar pra entender outras partes depois. Amei os personagens! Todos eles foram bem planejados (principalmente o Maxon! Se você ler, vai concordar comigo). 
    A trama é envolvente, do tipo que te deixa bem ansiosa. Fiquei DESESPERADA para saber o final, principalmente quando descobri que era uma trilogia! Em breve resenha do livro 2 (A Elite). 
     Bem, é isso aí! A Seleção é um livro ótimo. Se você não leu, corre pra livraria. E se já leu, comenta o que achou.

Bye!

~Becky

A ideia de entrar em um concurso que o país inteiro acompanharia só para ver um riquinho esnobe escolher a moça mais linda e sonsa do grupo para ser o rosto calado e bonito que apareceria ao lado dele na TV...era o bastante para me fazer gritar. Haveria humilhação maior?

2 comentários

  1. Hey, adorei o post e a resenha. Já li esse livro e é muito viciante. Até fiz resenha no meu blog, veja lá.
    www.biblioteque-se.blogspot.com
    beijos, bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo elogio, Bia. Também amei sua resenha. Vicia mesmo, né? Já li A Elite e tô procurando Contos da Seleção!

      Bjokas no <3

      ~Becky

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger